quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

mudando um pouco de assunto...

Este fim de semana, em conversa com meu amigo Thiago Giovanella (regada a cerveja e tabaco, dige-se de passagem) chegamos a idéia de criar um mecanismo sobre degustação de cerveja, assunto que somos alucinados a tempos, e falar de forma técnica sobre cervejas artesanais e importadas. Somos grandes apreciadores do assunto, e a tempos viemos colecionando alguns exemplares de cervejas de alguns cantos do mundo. Eu particularmente ainda tenho poucas, algumas nacionais e outras importadas, e é exatamente sobre elas q eu venho falar agora... vou falar um pouquinho sobre as minhas favoritas.





Guinness.... aaa Guinness... clássica cerveja irlandeza, famosa no mundo todo. tipo stout, tem a coloração bem escura, devido a quantidade de malte torrado, tem um gosto bem peculiar, o creme tem uma semelhança com o gosto do café no primeiro gole. Hoje não acho mais, porém foi a impressão q tive no primeiro pint...








Hoegaarden... Não existe palavra para descrever esta cerveja...
Eu sou supeito de falar de cervejas de trigo, são as minhas favoritas, e esta cerveja belga, é uma grande representante da categoria, com paladar extremamente refrescante, devido a laranja misturada ao trigo e coloração claríssima, quase branca, fazem dela uma Ale Weissbier







Licher... Cereja como tem que ser... especialmente esta, a Weizzen
A cerveja de trigo da licher é sensacional, ótima para quem esta começando a apreciar cervejas, tem um gosto mais leve, alguma coisa que lembra baunilha, com a forte presença do sabor do trigo.
por ter alta fermentação, é classifcada como Hefeweizen







Leffe
.. especialmente esta, a Blond Ale...

mais uma cerveja belga, com um toque de frutas e um final mais mais seco, ótimo...
a Leffe é mais facil de ser encontrada por pertencer a InBev








Abbot Ale... o que falar da tradição inglesa???

Cerveja com cor mais forte, e sabor amargo, devido a grande concentração de lúpulo que é misturado ao malte...

É aquele tipo de paladar que fica na lingua no final da degustação, bem encorpada.




Bem, estas são algumas das minha favoritas, em breve escrevo mais sobre isso, e talvez um post sobre charutos, cachimbos e cigarrilhas. Agora vamos esperar este espaço sobre cervejas que está por vir!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário